ROTEIRO DO LIVRO ESPELHO MALDITO DE GISELDA LAPORTA NICOLÉLIS

ROTEIRO: O ESPELHO MALDITO – GISELDA LAPORTA NICOLELIS 9ºA ADAPTAÇÃO PARA TEATRO. ALUNA MILENA DOS SANTOS RODRIGUES

1º CENA: MÚSICA CALMA OU TRISTE INICIANDO A FALA DO NARRADOR> (Anuska entra no palco pensativa andando para lá e para cá com a voz do narrador. No palco uma mesa com duas cadeiras. Na cena secundária mãe já está na mesa parada. Anuska caminha em sua direção à mesa, dando continuidade a cena do almoço.
Para aquela história inocente de se achar gorda resolveu dar um basta. Cansada de brincadeiras Anuska tinha um sonho de ser magra. Aos 15 anos, aluna do 1º ano do colegial, aonde a maioria das meninas eram preocupadíssimas com a cintura fina, as medidas dos quadris e peso.
MÃE: você só está comendo folhas. Virou coelho por acaso? Parece que nem tem espelho para ver como está ficando magra!
Anuska fica pensativa não responde nada, para de comer e vai se olhar no espelho, depois fala:
ANUSKA: Essa balança está errada não é possível esse ponteiro só desce, mas eu continuo do mesmo jeito, já é a terceira vez que eu a troco!
(Anuska continua em frente ao espelho passando a mão no pescoço como se tivesse uma papada enorme, nas coxas, na barriga, no bumbum, imaginando tudo enorme e flácido.)

2º CENA: ESCOLA> MUDANÇA DE CENÁRIO
(Duas colegas se entreolham enquanto Anuska entra, quando ela chega perto delas uma delas diz:)
COLEGA: Puxa, que legal, você conseguiu emagrecer mesmo, parabéns...
(Francine entra enquanto o narrador introduz:)
NARR:Francine, melhor amiga de Anuska, também insatisfeita com o seu peso, tinha o sonho de se tornar primeira bailarina o que não era possível devido ao seu peso atual. Ela que antes tinha dentes brancos como leite que passaram a ser amarelados, parecendo desgastados.
(Anuska pergunta a Francine enquanto isso as colegas saem do palco)
ANUSKA: Você está fumando?
FRANCINE: Eu não! Por quê?
ANUSKA: Porque parece né, seus dentes estão... manchados...
(Francine arranja outro assunto e desconversa para que Anuska não entre em detalhes sobre o fato. )
(Francine passa a mão nos cabelos e então Anuska percebe que as pontas dos seus dedos estão machucadas também e então pergunta:)
ANUSKA: Ué, machucou a mão?
Francine respira, pois está muito irritada.
FRANCINE: Que interrogatório, pô! Está enchendo o saco já, sabia?
Anuska faz uma cara pensativa.
ANUSKA: Desculpa, deixa para lá. Olha para mim tô muito gorda? Pêra ou maçã?
FRANCINE: O que? – Francine diz caindo na risada.
ANUSKA: É, as pessoas parecem pêra ou maçã. Eu li isso numa revista. Maçã é mais perigoso, a gordura fica acima da cintura. Abaixo da cintura, quando a pessoa tem mais quadril, é pera, menos perigoso.
(Francine não responde, e aspira o cheiro gostoso que vem da lanchonete, ela levante e compra dois sanduíches de uma vez e os devora com uma rapidez impressionante.
Anuska se vê refletida em algum lugar e diz:)
ANUSKA: Apesar de todo esse esforço ainda continuo gordíssima, uma verdadeira foca.
Francine continua comendo, depois dos sanduíches ela se levanta e compra mais duas barras de chocolate que também comeu em questão de segundos.
(Anuska observa abismada, pois a amiga come, come e continua do mesmo jeito.
Francine se levanta, corre para o banheiro, pouco tempo depois o sinal bate> som de sinal de intervalo.
Depois do sinal, Francine aparece meio pálida, com os olhos arregalados, parecendo ter levado um susto.)

3º CENA: AINDA NA ESCOLA
(Numa rodinha de amigas Anuska diz:)
ANUSKA: Vocês sabiam que o suco menos calórico é o de maracujá? Tem só 29 calorias.

4º CENA: CASA DA FRANCINE

NARRADOR: Certo dia Anuska foi estudar na casa de Francine.

(No meio do estudo Francine se levante e dirige-se aos fundos da casa mandando que Anuska esperasse por ela.
Anuska desobedece a amiga e a segue disfarçadamente e observa Francine entrar na cozinha e devorar tudo:)
ANUSKA: Ela está devorando tudo! - Diz baixinho.
(Francine sem perceber que era observada, foi ao banheiro e mesmo com a porta fechada > barulho vômito> reconheceu o barulho inconfundível de alguém vomitando.
Anuska volta a sala e começa a pensar:)
ANUSKA: Agora as peças se encaixam como num quebra-cabeças.
FRANCINE: Você está com uma cara esquisita!
ANUSKA: Há quanto tempo você faz isso?
FRANCINE: Faz o quê?
ANUSKA: Você sabe muito bem o que eu quero dizer.
FRANCINE: Não sei não...
ANUSKA: Deixa de ser hipócrita garota, eu vi tudo! Você se entupiu de comida na cozinha depois vomitou no banheiro. Isso é doença sabia?
FRANCINE: Ah, é, eu que sou hipócrita? E o que me diz de você? Virou coelho, só come folha, parece até doente, morre de fome mas só por causa dessa loucura de querer ser modelo...
ANUSKA: Morro de fome coisa nenhuma, eu só controlo o meu apetite
FRANCINE: Já se olhou no espelho, santa?
ANUSKA: O que é que tem?
FRANCINE: Do jeito que você vai indo, não demora muito pra você estar igual aquelas mulheres da etiópia, que a gente vê em fotos do jornal...
ANUSKA: Você está delirando! Para seu governo, eu me olho no espelho todo dia e estou cada vez mais gorda...
FRANCINE: GORDA?
ANUSKA: É, gorda sim. Você viu o tamanho dos meus quadris, das minhas coxas? Apesar de ser uma doença que você faz, de certa forma é o mapa da mina. Por isso mantém o peso, né?
FRANCINE: Anuska, pelo amor de Deus! Você precisa comer, menina se não vai acabar seriamente doente.
ANUSKA: Ah, não? Lá no colégio, pelo menos, eu acho que você vomita todo dia na hora do recreio...
FRANCINE: VAMOS MUDAR DE ASSUNTO...
ANUSKA: Vamos sair um pouco Francine?
(Elas caminham até uma lanchonete. Não demora muito e Francine pede um monte de coisa, devora tudo e saí correndo para o banheiro.
Anuska aguarda sentada na mesa.
Uma senhora chega e diz:))
MARTA: Você e aquela garota são amigas? Eu as vi entrar juntas. Acho melhor você ir acudí-la, parece que ela está passando mal.
Marta ajuda a tirar Francine do banheiro.
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO DE AULA : EXPERIÊNCIA DE LEITURA