HUMBERTO AK'ABAL

BIOGRAFIA E POESIAS QUE MAIS GOSTEI

Humberto Ak'Baltambém Ak'ab'al ou Akabal (1952MomostenangoTotonicapánGuatemala) é um poeta maia quiché. A sua poesia encontra-se publicada em francês, inglês, alemão e italiano, além da língua original (quiché) e espanhol. O seu livro Guardián de la caída de água foi nomeado livro do ano pela Associação de Jornalistas da Guatemala e recebeu o prémio Quetzal Dourado em 1993. Em 1995 recebeu um título honorário da Universidade de San Carlos de Guatemala. Em 2004 declinou receber o Prémio Nacional de Literatura da Guatemala por este ter o nome de Miguel Ángel Asturias que Ak'Bal acusou de fomentar o racismo. Segundo ele, o ensaio de Asturias publicado em 1923, O Problema Social do Índio, "Ofende os povos indígenas da Guatemala, dos quais faço parte.”  

SEM SOLUÇÃO

Como não pude aprender algo
Para chegar a ser alguém,
Eu me dedico a bancar o escritor
Para matar o tempo.

Distração de loucos,
Ofício de famintos, disseram-me uma vez.

Outros correm, invertem o dia
Fazendo dinheiro.

Eu faço poesia

Para que serve a poesia?

Sabe-se lá.

QUERO-TE

Eu te quero
como antes,
desde antes, como nunca antes.

Estarei louco?
talvez.

Uma pessoa em seu juízo perfeito
não amaria desse jeito.

PÁSSARO DO POVOADO

Eu te olhei muitas vezes
e nem prestaste atenção.

Com certeza outros te veem
com belos olhos
de outras cores



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DO LIVRO ESPELHO MALDITO DE GISELDA LAPORTA NICOLÉLIS

SUGESTÃO DE AULA : EXPERIÊNCIA DE LEITURA