Aulas
SALA DE LEITURA “RICARDO
AZEVEDO” -
2015
- ANOS INICIAIS E FINAIS -março
• META:
LEITURA
• PARCELAMENTO DA META:
- CONCIENTIZAR SOBRE AS ATITUDES
ADEQUADAS NOS AMBIENTES COLETIVOS;
- DESENVOLVER ATITUDES POSITIVAS (RESPONSABILIDADE,
RESPEITO, CARINHO, PACIÊNCIA, CARIDADE, HUMILDADE, AMOR, ...);
• AÇÕES:
1ª AULA:
DINÂMICA DE ACOLHIDA: VOCÊ É ESPECIAL
(COM ESPELHO ATRÁS DO BIOMBO.)
ENTREGA DO PIRULITO DENTRO DE UMA
CAIXA DE PRESENTE, BEM BONITA.
CONDUÇÃO DA AULA: TROUXE ESSA CAIXA
PARA ENTREGAR PARA A PESSOA MAIS ESPECIAL DESSA TURMA. ESSA PESSOA É BACANA,
COMPANHEIRA, SABE TRABALHAR EM EQUIPE, RESPEITA OS PONTOS DE VISTAS DIFERENTES
E AS DIFERANÇAS, RESPEITA OS COMBINADOS, CUMPRE COM OS SEUS DEVERES INDIVIDUAIS
E DO COLETIVO, SOLIDÁRIA, VALORIZA OS OUTROS, CUIDA DO ESPAÇO EM QUE ELA ESTÁ.
NESSE MOMENTO VOCÊS SABERÃO QUEM É
ESSA PESSOA. A IMAGEM DELA ESTÁ ATRÁS DO BIOMBO. CADA UM DE VOCÊS IRÁ ATRÁS DO
BIOMBO PARA VER QUEM É ESSA PESSOA. DEPOIS QUE VOCÊ VER QUEM É A PESSOA, DEVERÁ
MANTER SEGREDO. SOMENTE DEPOIS QUE TODOS VEREM QUEM É ESSA PESSOA ESPECIAL, COM
TODAS ESSAS QUALIDADES.
NESSE MOMENTO VOCÊ VAI ENTREGAR O
PRESENTE PARA A PESSOA QUE VOCÊ VIU ATRÁS DO BIOMBO, A PESSOA ESPECIAL, E DIZER
EM UMA PALAVRA OU UMA FRASE PORQUE ELA É ESPECIAL (NÃO INTERFERIR, NA DINÂMICA
DA FALA, NO MOMENTO SOMENTE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO).
2ª AULA:
HISTÓRIA: VÍDEO TRABALHO EM EQUIPE BY COCA-COLA
AUTOR: COCA-COLA
DURAÇÃO: 1’
MÃO DA BOA CONVIVÊNCIA
APRESENTAR
A MÃO DA BOA CONVIVÊNCIA, EXPLICAÇÃO DE COMO SERÁ O PROCEDIMENTO DAS REGRAS DA
BOA CONVIVÊNCIA:
·
DEPENDENDO
DAS VEZES QUE EU MOSTRO A MÃO DA PAZ, A SALA FICARÁ AO FINAL DA AULA COM:
MOSTROU A MÃO 2 VEZES:
• VERDE;
MOSTROU A MÃO 3 VEZES:
• AMARELO;
MOSTROU A MÃO 4 VEZES:
• VERMELHO
- PRODUÇÃO COLETIVA DOS COMBINADOS;
- TABELA DE ATITUDE:
·
COMO UTILIZAREMOS:
TODA AULA 5 MINUTOS ANTES DO TERMINO, PINTAR A
TABELA.
AO FINAL DO
BIMESTRE CONTAREMOS A TURMA QUE TEVE MAIS VERDE PARA PREMIÁ-LA, COM UMA AULA EM
UM HORÁRIO EXTRA, OU NA AULA DA SALA, COM FILME COM UMA BALA.
CONTINUA VALENDO TAMBÉM O “ARMANDINHO”.
·
AULA (1ºs ANOS)
1ª aula
- LEITURA DA HISTÓRIA
“ARMANDINHO - RUTH ROCHA”
- APRESENTAÇÃO DO
ÁRBITRO, JUIZ DA SALA DE LEITURA “ARMANDINHO”, DOS CARTÕES VERDE, AMARELO E
VERMELHO, E DAS REGRAS DA BOA CONVIVÊNCIA;
- FERRAMENTA DE BOA CONVIVÊNCIA:
2ª aula
- RODIZIO DE
LEITURA: DISTRIBUIÇÃO DE GRUPOS,
AGRUPAMENTOS;
- CAMINHO DAS PEDRAS;
- LEITURA DA POESIA “COM A PALAVRA, SEU LIVRO - ADRIANA
DIDIER E ROBERTO NEJME”;
• MEDIDAS:
PORCENTAGEM BIMESTRAL, DE SALAS QUE ESTABELECERAM
HÁBITOS E ATITUDES ADEQUADAS, DE ACORDO COM A TABELA DE ATITUDE.
• TEMPO:
DURANTE O ANO DE 2015, PERMANENTE.
APRESENTAR TABELA DE ATITUDE NO
CONSELHO DE CLASSE.
SALA DE LEITURA “RICARDO
AZEVEDO” -
2015
- ANOS INICIAIS E FINAIS
·
META:
LEITURA
·
PARCELAMENTO DA META:
- DESPERTAR A CURIOSIDADE E INTERESSE
PELA LEITURA DE BIOGRAFIA;
- CONHECER OS AUTORES BRASILEIROS
CONSAGRADOS E SUAS OBRAS;
·
AÇÕES:
- PROJETO CONHECENDO AUTORES
- CONHECER UM AUTOR POR
TURMA, ANOS INICIAIS:
* 1ºs ANOS : AUTORA - EVA FURNARI; * 4ºs ANOS: AUTORA - ANA MARIA MACHADO;
* 2ºs ANOS: AUTORA - RUTH ROCHA; * 5ºs ANOS: AUTOR –. RICARDO AZEVEDO
* 3ºs ANOS: AUTOR –TATIANA
BELINKY;
* CONHECER UM AUTOR POR
TURMA, ANOS FINAIS:
* 6ºs ANOS: AUTORA -
MARIA JOSÉ DUPRÉ; * 8ºs
ANOS: PEDRO BANDEIRA
* 7ºs ANOS: AUTORA –
STELLA CARR; * 9ºs
ANOS: GISELDA LAPORTA NICOLELI
• AÇÕES:
- RODIZIO
DE LEITURAS COM LIVROS DOS AUTORES, DE TODAS AS TURMAS;
- RODIZIO DE LEITURAS COM
LIVROS DOAUTOR DA TURMA;
- HORA DO CONTO: COM AUTOR DA TURMA;
- ESCOLHER UM LIVRO DOS
QUE LEU, O QUE MAIS GOSTOU;
- ESCOLHER UM PERSONAGEM
PARA DESENHAR, CONFCÇÃO
DE FANTOCHE;
- FORMAR GRUPOS, COM OS PERSONAGENS DO MESMO
LIVRO, UM PERSONAGEM POR ALUNO;
- DESENHO, CONFCÇÃO DE FANTOCHE DO
PERSONAGEM, ESCOLHIDO PELO ALUNO;
- DESFILE DOS PERSONAGENS: APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS PARA A TURMA NA SALA
DE LEITURA; APRESENTAR O PERSONAGEM (FALANDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E
PSICOLÓGICA DELE) TECNICAS DE APRESENTAÇÃO: FANTOCHES, DEDOCHES: TEATRO, RADIO NOVELA, PROGRAMA DE AUDITÓRIO (EM
GRUPO);
-
PESQUISA DA BIOGRAFIA DOS AUTORES, POR TURMA.
·
MEDIDAS:
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS PARA A TURMA
NA SALA DE LEITURA;
DESENHO OU FANTAOCHE DOS PERSONAGENS.
·
TEMPO:
UM BIMESTRE.
SALA DE LEITURA “RICARDO
AZEVEDO” -
2015
- ANOS INICIAIS E FINAIS
·
META:
- LEITURA.
·
PARCELAMENTO DA META:
- AUMENTAR O NÚMERO DE ALUNOS, QUE COMPREENDEM,
O QUE LEEM;
- CONHECER O ACERVO DA SALA DE
LEITURA;
- COMPARTILHAR A LEITURA COM OS
COLEGAS;
- APRIMORAR A ORALIDADE;
·
AÇÕES:
- ENTREGAR “LI E INDICO”PARA FAZER O MURAL:
INDICAÇÕES DE LIVROS LIDOS;
- ENTREGAR DIÁRIO DE LEITOR VIAJANTE
PARA O ALUNO ESCREVER A FICHA DE LEITURA SOBRE O LIVRO QUE LEU EM CASA;
-CLUBE DO LEITOR: FALAR SOBRE O LIVRO
QUE LEU NO DIA DA ENTREGA DO MESMO;
·
MEDIDAS:
- NÚMERO DE ALUNOS QUE ENTREGAM “LI E INDICO”.
- NÚMERO DE ALUNOS QUE
FAZEM A FICHA DE LEITURA DO DIÁRIO DE LEITOR VIAJANTE;
- NÚMERO DE ALUNOS QUE
PARTICIPAM QUANDO CONVIDADOS DO CLUBE DO LEITOR:
- NÚMERO DE VEZES O ALUNO
FALOU DO LIVRO QUE LEU, CLUBE DO LEITOR
·
TEMPO:
- BIMESTRAL
PARA APRESENTAR NO CONSELHO.
- SEMANAS DE EMPRÉSTIMO
DURANTE O ANO.
SALA DE LEITURA “RICARDO
AZEVEDO” -
2015
- ANOS INICIAIS E FINAIS
·
META:
- LEITURA.
·
PARCELAMENTO DA META:
- ESTABELECER HÁBITOS DE LEITURA
SILENCIOSA;
- DESENVOLVER O GOSTO E O PRAZER PELA
LEITURA;
- LER O LIVRO QUE EMPRESTOU DA SALA
DE LEITURA;
- LER OS LIVROS DA CAIXA QUE ESTÃO NA
SALA DE AULA.
·
AÇÕES:
PROJETO LEITURA DIÁRIA:
- ENTREGAR CAIXA COM LIVROS PARA SALA
DE AULA;
- QUINZE MINUTOS NO INÍCIO DAS AULAS,
LEITURA SILENCIOSA, TODOS OS ALUNOS;
- DUAS VEZES POR SEMANA LER O LIVRO QUE EMPRESTOU DA SALA DE LEITURA;
- TRÊS VEZEZ POR SEMANA PODE LER O
LIVRO QUE ESCOLHER;
- ESCREVER NO DIÁRIO DE LEITOR
VIAJANTE A FICHA DE LEITURA SOBRE O LIVRO QUE LEU NOS QUINZE MINUTOS DE
LEITURA, E A PÁGINA EM QUE PAROU PARA CONTINUAR NO DIA SEGUINTE;
COM OS PROFESSORES EM HTC:
AVALIAR POSITIVOS E DELTAS;(HORÁRIO,
TIPOS DE LEITURA)
O PROFESSOR LER PARA O ALUNO, DEVERÁ
SER
ESCOLHER UM NOME PARA O PROJETO;
·
MEDIDAS:
- NÚMERO DE ALUNOS QUE FIZERAM A FICHA DE
LEITURA DO DIÁRIO DE LEITOR VIAJANTE, DOS LIVROS DO PROJETO LEITURA DIÁRIA.
·
TEMPO:
- SEMANAS DE EMPRÉSTIMO
DURANTE O ANO
- BIMESTRAL PARA APRESENTAR NO CONSELHO.
SALA DE LEITURA “RICARDO
AZEVEDO” -
2015
-
1ºs ANOS INICIAIS
·
META:
LEITURA
·
PARCELAMENTO
DA META: * AUMENTAR O NÚMERO DE ALUNOS QUE LÊEM COM AUTONOMIA E PERCEBAM A
ESTRUTURA DOS TEXTOS LITERÁRIOS, CONTOS DE FADAS.
·
AÇÕES:
- HORA DO CONTO: APRESENTAR UM CONTO DE
FADAS, ORIGINAL (TEATRO, FANTOCHE, LEITURA DRAMATIZADA, ETC.)
- RODIZIO DE LEITURA: CONTOS DE
FADAS;
- LEITURA DE VÁRIAS VERSÕES DO MESMO
CONTO APRESENTADO;
- ENSAIO DE TEATRO DE CONTOS DE
FADAS;
- APRESENTAÇÃO DE TEATRO.
·
MEDIDAS:
APRESENTAÇÃO DO TEATRO.
·
TEMPO:
UM BIMESTRE
SALA DE LEITURA “RICARDO
AZEVEDO” -
2015
- ANOS INICIAIS E FINAIS
·
META:
- LEITURA.
·
PARCELAMENTO DA META:
-
DESENVOLVER O COMPROMISSO E A RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS COM A ENTREGA
DOS LIVROS NA DATA COMBINADA;
- MOTIVAR QUE TODOS OS ALUNOS
CONTINUEM EMPRESTANDO LIVROS PARA LER EM CASA;
- OBSERVAR SE ALGUM ALUNO NÃO ESTA
EMPRESTANDO E PESQUISAR O PORQUE.
·
AÇÕES:
- NO INÍCIO DA AULA CHAMAR ALUNO POR
ALUNO, SEGUINDO A ORDEM ALFABÉTICA PARA ENTREGAR O LIVRO QUE EMPRESTOU.
- QUEM ESQUECEU ENTREGAR BILHETE E
COBRAR A MULTA DE R$ 0,50 POR SEMANA.
- MARCAR NA TABELA DE CONTROLE DE
EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO, QUEM ENTREGOU E QUEM ESQUECEU.
·
MEDIDAS:
- NÚMERO DE ALUNOS QUE EMPRESTAM LIVROS;
- NÚMERO DE ALUNOS QUE ENTREGARAM
O LIVRO NA DATA COMBINADA;
- NÚMERO DE ALUNOS QUE ESQUECERAM
DE ENTREGAR O LIVRO NA DATA COMBINADA;
·
TEMPO:
- BIMESTRAL
PARA APRESENTAR NO CONSELHO.
- SEMANAS DE EMPRÉSTIMO
DURANTE O ANO.
Equipe Patrimônio dos protagonistas fazendo propaganda do livro que levaram pra casa para ler.
APRESENTAÇÃO DO 6ºB DO LIVRO EMPRESTADO NA SALA DE LEITURA
Comentários
Postar um comentário