Aulas



Aulas utilizando plano de metas em 2015

SALA DE LEITURA “RICARDO AZEVEDO”  -
 2015  -  ANOS INICIAIS E FINAIS -março
•        META:
LEITURA
•        PARCELAMENTO DA META:
- CONCIENTIZAR SOBRE AS ATITUDES ADEQUADAS NOS AMBIENTES COLETIVOS;
- DESENVOLVER ATITUDES POSITIVAS (RESPONSABILIDADE, RESPEITO, CARINHO, PACIÊNCIA, CARIDADE, HUMILDADE, AMOR, ...);
•        AÇÕES:
1ª AULA:
DINÂMICA DE ACOLHIDA: VOCÊ É ESPECIAL (COM ESPELHO ATRÁS DO BIOMBO.)
ENTREGA DO PIRULITO DENTRO DE UMA CAIXA DE PRESENTE, BEM BONITA.

CONDUÇÃO DA AULA: TROUXE ESSA CAIXA PARA ENTREGAR PARA A PESSOA MAIS ESPECIAL DESSA TURMA. ESSA PESSOA É BACANA, COMPANHEIRA, SABE TRABALHAR EM EQUIPE, RESPEITA OS PONTOS DE VISTAS DIFERENTES E AS DIFERANÇAS, RESPEITA OS COMBINADOS, CUMPRE COM OS SEUS DEVERES INDIVIDUAIS E DO COLETIVO, SOLIDÁRIA, VALORIZA OS OUTROS, CUIDA DO ESPAÇO EM QUE ELA ESTÁ.
NESSE MOMENTO VOCÊS SABERÃO QUEM É ESSA PESSOA. A IMAGEM DELA ESTÁ ATRÁS DO BIOMBO. CADA UM DE VOCÊS IRÁ ATRÁS DO BIOMBO PARA VER QUEM É ESSA PESSOA. DEPOIS QUE VOCÊ VER QUEM É A PESSOA, DEVERÁ MANTER SEGREDO. SOMENTE DEPOIS QUE TODOS VEREM QUEM É ESSA PESSOA ESPECIAL, COM TODAS ESSAS QUALIDADES.
NESSE MOMENTO VOCÊ VAI ENTREGAR O PRESENTE PARA A PESSOA QUE VOCÊ VIU ATRÁS DO BIOMBO, A PESSOA ESPECIAL, E DIZER EM UMA PALAVRA OU UMA FRASE PORQUE ELA É ESPECIAL (NÃO INTERFERIR, NA DINÂMICA DA FALA, NO MOMENTO SOMENTE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO).

2ª AULA:
 HISTÓRIA: VÍDEO TRABALHO EM EQUIPE BY COCA-COLA
AUTOR: COCA-COLA
DURAÇÃO: 1’

MÃO DA BOA CONVIVÊNCIA
         APRESENTAR A MÃO DA BOA CONVIVÊNCIA, EXPLICAÇÃO DE COMO SERÁ O PROCEDIMENTO DAS REGRAS DA BOA CONVIVÊNCIA:
·        DEPENDENDO DAS VEZES QUE EU MOSTRO A MÃO DA PAZ, A SALA FICARÁ AO FINAL DA AULA COM:
MOSTROU A MÃO 2 VEZES:
•        VERDE;
MOSTROU A MÃO 3 VEZES:
•        AMARELO;
MOSTROU A MÃO 4 VEZES:
•        VERMELHO
- PRODUÇÃO COLETIVA DOS COMBINADOS;
-  TABELA DE ATITUDE:
·        COMO UTILIZAREMOS:
 TODA AULA 5 MINUTOS ANTES DO TERMINO, PINTAR A TABELA.
         AO FINAL DO BIMESTRE CONTAREMOS A TURMA QUE TEVE MAIS VERDE PARA PREMIÁ-LA, COM UMA AULA EM UM HORÁRIO EXTRA, OU NA AULA DA SALA, COM FILME COM UMA BALA.
CONTINUA VALENDO TAMBÉM O “ARMANDINHO”.

·        AULA (1ºs ANOS)
1ª aula
-  LEITURA DA HISTÓRIA “ARMANDINHO - RUTH ROCHA”
-  APRESENTAÇÃO DO ÁRBITRO, JUIZ DA SALA DE LEITURA “ARMANDINHO”, DOS CARTÕES VERDE, AMARELO E VERMELHO,  E DAS REGRAS DA BOA  CONVIVÊNCIA;
- FERRAMENTA DE BOA CONVIVÊNCIA:
2ª aula
-  RODIZIO DE LEITURA:  DISTRIBUIÇÃO DE GRUPOS, AGRUPAMENTOS;
- CAMINHO DAS PEDRAS;
- LEITURA DA POESIA “COM A PALAVRA, SEU LIVRO - ADRIANA DIDIER E ROBERTO NEJME”;
•        MEDIDAS:
PORCENTAGEM BIMESTRAL, DE SALAS QUE ESTABELECERAM HÁBITOS E ATITUDES ADEQUADAS, DE ACORDO COM A TABELA DE ATITUDE.
•        TEMPO:
 DURANTE O ANO DE 2015, PERMANENTE.
APRESENTAR TABELA DE ATITUDE NO CONSELHO DE CLASSE.






SALA DE LEITURA “RICARDO AZEVEDO”  -
2015  -  ANOS INICIAIS E FINAIS

·        META:
 LEITURA
·        PARCELAMENTO DA META:
- DESPERTAR A CURIOSIDADE E INTERESSE PELA LEITURA DE BIOGRAFIA;
- CONHECER OS AUTORES BRASILEIROS CONSAGRADOS E SUAS OBRAS;
·        AÇÕES:
- PROJETO CONHECENDO AUTORES

- CONHECER UM AUTOR POR TURMA, ANOS INICIAIS:
* 1ºs ANOS : AUTORA - EVA FURNARI;                         *  4ºs ANOS: AUTORA - ANA MARIA MACHADO;
* 2ºs ANOS: AUTORA -  RUTH ROCHA;                          *  5ºs ANOS: AUTOR –. RICARDO AZEVEDO
* 3ºs ANOS: AUTOR –TATIANA BELINKY;


* CONHECER UM AUTOR POR TURMA, ANOS FINAIS:
* 6ºs ANOS: AUTORA - MARIA JOSÉ DUPRÉ;                * 8ºs ANOS: PEDRO BANDEIRA
* 7ºs ANOS: AUTORA – STELLA CARR;                    * 9ºs ANOS: GISELDA LAPORTA NICOLELI



•   AÇÕES:
    -  RODIZIO DE LEITURAS COM LIVROS DOS AUTORES, DE TODAS AS TURMAS;
- RODIZIO DE LEITURAS COM LIVROS DOAUTOR DA TURMA;
-  HORA DO CONTO:  COM AUTOR DA TURMA;
- ESCOLHER UM LIVRO DOS QUE LEU, O QUE MAIS GOSTOU;  
- ESCOLHER UM PERSONAGEM PARA DESENHAR, CONFCÇÃO DE FANTOCHE;
 - FORMAR GRUPOS, COM OS PERSONAGENS DO MESMO LIVRO, UM PERSONAGEM POR ALUNO;
- DESENHO, CONFCÇÃO DE FANTOCHE DO PERSONAGEM, ESCOLHIDO PELO ALUNO;
- DESFILE DOS PERSONAGENS:  APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS PARA A TURMA NA SALA DE LEITURA; APRESENTAR O PERSONAGEM (FALANDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSICOLÓGICA DELE) TECNICAS DE APRESENTAÇÃO: FANTOCHES, DEDOCHES:  TEATRO, RADIO NOVELA, PROGRAMA DE AUDITÓRIO (EM GRUPO);
-  PESQUISA DA BIOGRAFIA DOS AUTORES, POR TURMA.

·        MEDIDAS:
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS PARA A TURMA NA SALA DE LEITURA;
DESENHO OU FANTAOCHE DOS PERSONAGENS.

·         TEMPO:
UM BIMESTRE.



SALA DE LEITURA “RICARDO AZEVEDO”  -
 2015  -  ANOS INICIAIS E FINAIS
·        META:
-  LEITURA.
·        PARCELAMENTO DA META:
-  AUMENTAR O NÚMERO DE ALUNOS, QUE COMPREENDEM, O QUE LEEM;
- CONHECER O ACERVO DA SALA DE LEITURA;
- COMPARTILHAR A LEITURA COM OS COLEGAS;
- APRIMORAR A ORALIDADE; 
·        AÇÕES:
- ENTREGAR “LI E INDICO”PARA FAZER O MURAL: INDICAÇÕES DE LIVROS LIDOS;
- ENTREGAR DIÁRIO DE LEITOR VIAJANTE PARA O ALUNO ESCREVER A FICHA DE LEITURA SOBRE O LIVRO QUE LEU EM CASA;
-CLUBE DO LEITOR: FALAR SOBRE O LIVRO QUE LEU NO DIA DA ENTREGA DO MESMO;
·        MEDIDAS:
-  NÚMERO DE ALUNOS QUE ENTREGAM “LI E INDICO”.
- NÚMERO DE ALUNOS QUE FAZEM A FICHA DE LEITURA DO DIÁRIO DE LEITOR VIAJANTE;
- NÚMERO DE ALUNOS QUE PARTICIPAM QUANDO CONVIDADOS DO CLUBE DO LEITOR:
- NÚMERO DE VEZES O ALUNO FALOU DO LIVRO QUE LEU, CLUBE DO LEITOR
·        TEMPO:
- BIMESTRAL PARA APRESENTAR NO CONSELHO.
- SEMANAS DE EMPRÉSTIMO DURANTE O ANO.

SALA DE LEITURA “RICARDO AZEVEDO”  -
 2015  -  ANOS INICIAIS E FINAIS
·        META:
-  LEITURA.
·        PARCELAMENTO DA META:
- ESTABELECER HÁBITOS DE LEITURA SILENCIOSA;
- DESENVOLVER O GOSTO E O PRAZER PELA LEITURA;
- LER O LIVRO QUE EMPRESTOU DA SALA DE LEITURA;
- LER OS LIVROS DA CAIXA QUE ESTÃO NA SALA DE AULA.
·        AÇÕES:
PROJETO LEITURA DIÁRIA:
- ENTREGAR CAIXA COM LIVROS PARA SALA DE AULA;
- QUINZE MINUTOS NO INÍCIO DAS AULAS, LEITURA SILENCIOSA, TODOS OS ALUNOS;
- DUAS VEZES POR SEMANA LER O LIVRO QUE EMPRESTOU DA SALA DE LEITURA;
- TRÊS VEZEZ POR SEMANA PODE LER O LIVRO QUE ESCOLHER;
- ESCREVER NO DIÁRIO DE LEITOR VIAJANTE A FICHA DE LEITURA SOBRE O LIVRO QUE LEU NOS QUINZE MINUTOS DE LEITURA, E A PÁGINA EM QUE PAROU PARA CONTINUAR NO DIA SEGUINTE;

 COM OS PROFESSORES EM HTC:
AVALIAR POSITIVOS E DELTAS;(HORÁRIO, TIPOS DE LEITURA)
O PROFESSOR LER PARA O ALUNO, DEVERÁ SER 
ESCOLHER UM NOME PARA O PROJETO;

·        MEDIDAS:
-  NÚMERO DE ALUNOS QUE FIZERAM A FICHA DE LEITURA DO DIÁRIO DE LEITOR VIAJANTE, DOS LIVROS DO PROJETO LEITURA DIÁRIA.
·        TEMPO:
- SEMANAS DE EMPRÉSTIMO DURANTE O ANO
     - BIMESTRAL PARA APRESENTAR NO CONSELHO.














SALA DE LEITURA “RICARDO AZEVEDO”  - 
2015         -
     1ºs  ANOS INICIAIS

·        META: LEITURA
·        PARCELAMENTO DA META: * AUMENTAR O NÚMERO DE ALUNOS QUE LÊEM COM AUTONOMIA E PERCEBAM A ESTRUTURA DOS TEXTOS LITERÁRIOS, CONTOS DE FADAS.
·        AÇÕES:
    - HORA DO CONTO: APRESENTAR UM CONTO DE FADAS, ORIGINAL (TEATRO, FANTOCHE, LEITURA DRAMATIZADA, ETC.)
- RODIZIO DE LEITURA: CONTOS DE FADAS;
- LEITURA DE VÁRIAS VERSÕES DO MESMO CONTO APRESENTADO;
- ENSAIO DE TEATRO DE CONTOS DE FADAS;
- APRESENTAÇÃO DE TEATRO.
·        MEDIDAS:
APRESENTAÇÃO DO TEATRO.
·        TEMPO: 
UM BIMESTRE





SALA DE LEITURA “RICARDO AZEVEDO”  -
 2015  -  ANOS INICIAIS E FINAIS
·        META:
-  LEITURA.
·        PARCELAMENTO DA META:
-  DESENVOLVER O COMPROMISSO E A RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS COM A ENTREGA DOS LIVROS NA DATA COMBINADA;
- MOTIVAR QUE TODOS OS ALUNOS CONTINUEM EMPRESTANDO LIVROS PARA LER EM CASA;
- OBSERVAR SE ALGUM ALUNO NÃO ESTA EMPRESTANDO E PESQUISAR O PORQUE.
·        AÇÕES:
- NO INÍCIO DA AULA CHAMAR ALUNO POR ALUNO, SEGUINDO A ORDEM ALFABÉTICA PARA ENTREGAR O LIVRO QUE EMPRESTOU.
- QUEM ESQUECEU ENTREGAR BILHETE E COBRAR A MULTA DE R$ 0,50 POR SEMANA.
- MARCAR NA TABELA DE CONTROLE DE EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO, QUEM ENTREGOU E QUEM ESQUECEU.
·        MEDIDAS:
-  NÚMERO DE ALUNOS QUE EMPRESTAM LIVROS;
- NÚMERO DE ALUNOS QUE ENTREGARAM O LIVRO NA DATA COMBINADA;
- NÚMERO DE ALUNOS QUE ESQUECERAM DE ENTREGAR O LIVRO NA DATA COMBINADA;
·        TEMPO:
- BIMESTRAL PARA APRESENTAR NO CONSELHO.

- SEMANAS DE EMPRÉSTIMO DURANTE O ANO.

 A turma do 6ºB na Sala de Leitura fazendo Leitura Silenciosa









Equipe Patrimônio dos protagonistas fazendo propaganda do livro que levaram pra casa para ler.














APRESENTAÇÃO DO 6ºB DO LIVRO EMPRESTADO NA SALA DE LEITURA
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DO LIVRO ESPELHO MALDITO DE GISELDA LAPORTA NICOLÉLIS

SUGESTÃO DE AULA : EXPERIÊNCIA DE LEITURA